Dia dos Namorados: 10 livros que falam de amor

Dia dos Namorados: 10 livros que falam de amor

Postado em:
Blog - Literatura
- 06/06/2023 07:24:56

Dar livros que falam de amor é um gesto de carinho. Livros carregam um pedacinho da gente. Mesmo que a escolha seja feita com base na personalidade da presenteada ou presenteado, o livro sempre leva um pouquinho do olhar de quem presenteia. Um livro pode viver para sempre dentro de quem lê, é um presente perene, sem tempo de validade, que gera experiências inesquecíveis e cria conexões. Uma boa história não fica grande ou pequena, não sai da moda. 

Para esse Dia dos Namorados, a Amora Livros selecionou 10 dicas de livros que falam de amor. Amores de todas as formas, amores bonitos, difíceis, amores que encontram barreiras, amores livres, amores do nosso e de outros tempos. 

1. A gente mira no amor e acerta na solidão, Ana Suy - Editora Paidos - 160 páginas 

Ana Suy é psicanalista, professora universitária, escritora e uma pesquisadora do amor. Seu livro mais recente, o "amarelinho", como é chamado pelos leitores-fãs, já se tornou um grande sucesso no Brasil. Escrito a partir de diálogos que se originaram das experiências vividas pela autora em salas de aula e sessões de análise, aborda a solidão como uma parte intrínseca do amor. Ela afirma que, ao contrário do que muita gente acredita, a solidão não é um oposto do amor, mas sim uma parte essencial dele. Uma obra fundamental para aprendermos a lidar melhor com esses dois sentimentos que nos coabitam. 

2. Este é um livro sobre amor, Paula Gicovate - Mapa Lab - 96 páginas 

Paula Gicovate escreve histórias de amor. Seus livros falam de vários tipos de amor: o amor vivido, o amor sonhado, o amor que dá certo até deixar de dar, o amor que mesmo quando acaba continua sendo amor. Ella, a narradora deste livro, conta episódios de sua vida amorosa a partir de quatro relacionamentos com homens de personalidades distintas e atitudes que provocam no leitor a identificação com várias situações no decorrer da narrativa. 

Leia a entrevista com Paula Gicovate 

 

Quer receber em casa, todos os meses, outros livros incríveis como estes? Assine Amora aqui



3. Só Garotos, Patti Smith - Companhia das Letras - 280 páginas 

O livro conta a relação entre a autora e cantora Patti Smith e o fotógrafo Robert Mapplethorpe, uma linda história de amor, amizade, cumplicidade e aceitação. Nascida em Nova Jersey, Patti Smith se mudou para Nova York, com vinte anos, no final dos anos 1960, onde conviveu com boa parte dos aspirantes a artistas que partilhavam a atmosfera contestadora do ‘verão do amor’. Foi lá que conheceu Robert, para quem prometeu escrever este livro, antes que ele morresse de aids, em 1989. Só Garotos é um retrato confessional da contracultura americana. 

4. Amora, Natália Borges Polesso - Dublinense - 256 páginas 

Ao se debruçar sobre as diferentes manifestações do amor entre mulheres, Natália Borges Polesso escreveu uma coleção de histórias que revelam um delicado retrato do mundo sob a perspectiva de protagonistas repletas de nuances e complexidades. Obra vencedora do Prêmio Jabuti, traduzida e publicada em diversos países, Amora se tornou um clássico contemporâneo. 

Leia a entrevista com a Natália Borges Polesso sobre o livro Amora 

5. O homem de lata, Sarah Winman - Faro Editorial - 160 páginas 

O homem de lata fala de uma amizade que foi mais do que isso. De um amor que incluiu outros amores. Fala sobre o tempo, sobre a arte, sobre aquilo que nos falta e nos preenche. Conta a história de dois meninos que se conheceram aos 12 anos, Ellis e Michael. Juntos, aprenderam a nadar, descobriram os livros, enfrentaram suas dores e seguiram o conselho de Dora – mãe de Ellis –de que "homens e meninos deveriam ser capazes de fazer coisas bonitas". Juntos, eles conheceram Annie, que viria a se tornar o terceiro elemento da história. Uma narrativa que começa nos anos 60 e aterrissa no começo da década 90, época em que a AIDS levou embora muitos amores que poderiam ter sido, mas não foram. 


Quer receber em casa, todos os meses, outros livros incríveis como estes? Assine Amora aqui



6. Nada digo de ti que em ti não veja, Eliana Alves Cruz - Pallas Editora - 200 páginas 

Nada digo de ti que em ti não veja fala de um amor impossível e narra a saga de duas famílias abastadas e seus segredos mais profundos. Privilégios, delações premiadas, racismo e fake news, no Rio de Janeiro de 1732, são o pano de fundo desse romance contemporâneo com roupa de época. A história, cheia de intrigas e reviravoltas, se passa em um país construído sobre os pilares da escravidão, da intolerância religiosa e do colonialismo. Uma das personagens centrais, Vitória, africana nascida no Congo, transsexual, curandeira respeitada e temida, é a representação da liberdade, por ela mesma conquistada. Em meio à Inquisição, ela se torna dona do seu corpo, dos seus desejos, e mexe com todo o status quo de uma sociedade conservadora e hipócrita ao viver uma paixão proibida. 

Leia a entrevista com Eliana Alves Cruz 

7. Normal People, Sally Rooney - Editora Companhia das Letras - 266 páginas 

Normal People - livro que virou série da HBO -  acompanha Marianne e Connell ao longo de vários anos. Ambos são de uma pequena cidade do oeste irlandês. Ela é sarcástica, nada popular e pertence a uma família endinheirada. Ele é popular, tímido e vive apenas com a mãe, que é empregada doméstica na casa da família de Marianne. Os dois começam um relacionamento no último ano do High School que continua durante os anos de faculdade. A premissa é simples: o tempo passa e as pessoas crescem. Um crescimento que é feito de mãos dadas, mesmo quando estão fisicamente afastados. Normal People é muito mais do que uma história fofinha, é uma linda narrativa do amor contemporâneo. 

8. Paixão simples, Annie Ernaux - Editora Fósforo - 64 páginas 

Um dos livros de Annie Ernaux - vencedora do prêmio Nobel de 2022 - mais adorados pelos leitores, Paixão simples narra a experiência de se apaixonar. Nas breves páginas deste relato profundamente humano, a autora esmiúça o estado de enamoramento absoluto que experimentou quando já estava já divorciada e tinha os filhos crescidos. O livro é também uma reflexão sobre o poder da escrita e um elogio ao luxo que é viver um grande amor.

Leia o post sobre Annie Ernaux e outras escritoras em língua francesa 

9. O amante japonês, Isabel Allende - Editora Bertrand Brasil - 294 páginas 

Em 1939, ano da ocupação da Polônia pelos nazistas, Alma Mendel, de oito anos, é enviada pelos pais para viver com os tios em São Francisco. Lá, ela conhece Ichimei Fukuda, filho do jardineiro japonês da família. Sem que ninguém perceba, nasce aí uma história de amor. Mas, após o ataque a Pearl Harbor, os dois são cruelmente separados. Muito tempo depois, presentes e cartas misteriosas são descobertos trazendo à tona uma paixão secreta que perdurou por quase setenta anos. Aqueles romances históricos da Isabel Allende que você pega e não consegue mais largar

10. Os sete maridos de Evelyn Hugo, Taylor Jenkins Reid - Editora Paralela - 360 páginas 

Perto de completar 80 anos, Evelyn Hugo, uma das maiores estrelas de Hollywood, decide contar tudo sobre a sua vida recheada de glamour e de uma boa dose de escândalos. Da chegada a Hollywood no início da década de 1950 à decisão de abandonar o mundo do espetáculo 30 anos depois, incluindo os seus sete casamentos, a vida de Evelyn é repleta de ambição, amizades improváveis e um grande amor proibido. Quando escolhe a desconhecida Monique Grant para escrever a sua história, todos ficam surpreendidos, incluindo a própria jornalista. Porque ela?  À medida que a história de Evelyn se aproxima do final, torna-se claro que a sua vida está ligada à de Monique de uma forma trágica e irreversível. O livro, fenômeno de vendas no mundo todo, é uma delícia! 

Dê AMORA de presente 

Que tal não presentear seu amor com um bom livro, mas sim com um livro sensacional por mês? Surpreenda com uma assinatura de livros! Assim o presente fica mais criativo e tem vida longa! A Amora Livros é um clube de assinatura de livros escritos apenas por mulheres. Você pode comprar um vale-presente de um, seis ou 12 meses. Quem assina, recebe em casa uma caixinha surpresa com um livro escrito por uma autora contemporânea, um minilivro com um conto de uma escritora estreante e outros presentinhos especiais. Assinantes também recebem conteúdos exclusivos e podem participar gratuitamente do Clube de Leitura, que promove encontros on-line, uma vez por mês, para conversar sobre o livro. 

Nesse Dia dos Namorados, use o cupom AMORAMORA para receber a primeira caixinha com LIVRO EM DOBRO

 
 

Quer receber em casa, todos os meses, outros livros incríveis como esse? Assine Amora aqui


Mais informações:

contato@amoralivros.com.br

WhatsApp 41 8723 3396