Kit de Novembro de 2023 Livro Luísa, de Maria Adelaide Amaral
Kit de Novembro de 2023 Livro Luísa, de Maria Adelaide Amaral
Código:
021KIT
amora, leia mais mulheres, luísa livro, maria adelaide amaral
R$ 84,90
ADICIONAR

Detalhes

Luísa traz a história de uma mulher que intriga e fascina personagens e leitores há décadas.

A personagem que dá título ao livro é definida ― ou indefinida ― ao leitor por meio das impressões e das memórias de cinco narradores: Raul, o amigo gay; Rogério, o ex-chefe apaixonado; Sérgio, o ex-amante; Marga, a amiga idealista; e Mário, o ex-marido. Ambientado em São Paulo no final dos anos 1970, época de efervescência social e política, o cenário principal é a redação da revista em que Luísa atuava como diretora de arte. Lá, despertou a paixão de Rogério, apaixonou-se pelo colega Sérgio e conviveu com o impagável Raul. Próximos a ela também eram Marga, sua amiga desde a juventude, que testemunhou o amor que, anos antes, Luísa dedicara a Paulo, um crítico do governo militar que punha a militância acima do relacionamento e terminou assassinado, e Mário, engenheiro bem-sucedido que ofereceu a Luísa a segurança da qual ela acreditava necessitar. Mas quem, afinal, é a verdadeira Luísa?

Luísa (quase uma história de amor), publicado originalmente em 1986 e vencedor do Jabuti de Melhor Obra de Ficção no ano seguinte, é o romance de estreia da premiada escritora e dramaturga Maria Adelaide Amaral. Esta reedição inclui o texto de apresentação de Caio Fernando Abreu e uma carta inédita da autora aos leitores.

MOTIVOS PARA LER ESTE LIVRO
1. O romance foi vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Obra de Ficção de 1987.

2. Maria Adelaide Amaral já era consagrada no teatro quando estreou na literatura com Luísa. Sua carreira na dramaturgia teve início em 1975, e várias de suas peças foram agraciadas com os prêmios Molière, Mambembe e Apetesp, como De braços abertos (1984), que venceu os três em mais de uma categoria.

3. Luísa apresenta uma história com foco narrativo múltiplo (são cinco narradores), gerando visões diferentes, mas complementares da personagem-título. Com isso, Luísa surge ao leitor à medida que a leitura avança e sempre a partir do olhar do outro ― olhar que muitas vezes revela mais sobre o respectivo narrador do que sobre ela. É o grupo, portanto, que dirige o olhar de quem lê sobre um único indivíduo, a protagonista ausente, que se apresenta fragmentada através dos fatos que cada um rememora ― recurso que a autora emprega de maneira precisa e perspicaz.

4. Assim como Maria Adelaide, os personagens são da geração que vivenciou o golpe militar no Brasil e a instauração da ditadura. O texto apresenta, com isso, a subjetividade política e intelectual dos que, de alguma maneira, participaram da luta clandestina ou a apoiaram. O livro também pode ser lido como o retrato de uma geração em crise.

5. Essa nova edição inclui uma nota inédita da autora para os leitores e uma apresentação escrita por Caio Fernando Abreu.

ELOGIOS
“Do jornalismo, Maria Adelaide Amaral trouxe a vivência do texto enxuto, rápido, capaz de sintetizar em meia dúzia de palavras e um mínimo de adjetivos o que, para outros autores, seria difícil de dizer em várias páginas. Do teatro, guardou o diálogo vivo, nervoso, ágil, essencial. Mas Luísa (quase uma história de amor) não é jornalístico nem teatral: é literário na maneira como surpreende o por-trás-da-vida de um jeito que nem o texto jornalístico nem o teatral, com suas inevitáveis objetividades e explicitudes, seriam capazes de expressar.” ― Caio Fernando Abreu

SOBRE A AUTORA
Maria Adelaide Amaral nasceu em 1942 na vila de Alfena, região metropolitana do Porto, em Portugal, e mudou-se aos 12 anos para São Paulo, onde mora desde então. Formou-se em Jornalismo e é autora de mais de vinte peças teatrais, dos romances Luísa, Aos meus amigos, O bruxo e Estrela nua, e de diversos outros livros. Trabalhou na TV Globo por 32 anos, onde foi autora de minisséries e novelas de grande sucesso. Com uma obra rica e extensa e dezenas de prêmios, é membro da Academia Paulista de Letras desde 2019.

Carrinho

TOTAL
R$ 0,00
FINALIZAR