Elif Shafak é autora de 10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho (Ed. Harper Collins) livro da caixinha da Amora de dezembro de 2022. Nascida na França em 1971, de pais turcos, crescida em Ankara, estudou e trabalhou em Istambul antes de sair desbravar outros horizontes. Hoje é cidadã turca e britânica e uma das escritoras contemporâneas mais prestigiadas mundialmente. Doutora em Ciências Políticas, Elif escreve em turco e em inglês. Sua biografia e literatura traduzem muito bem o que é pertencer a vários lugares.
Seus personagens e temas trafegam entre Oriente e Ocidente, entre misticismo e racionalismo. Assim como a Turquia, que tem sua marca indelével na vida de Elif, trata-se de uma literatura entre vários continentes, um pot-pourri de povos e civilizações que ocuparam ou apenas passaram por ali deixando de herança lendas, mitos, histórias, costumes e monumentos.
"O ser humano, todo ser humano, é imenso e contém multidões"
Elif Shafak
Sua primeira grande influência foi a avó materna. Aos nove anos, mudou-se de Estrasburgo para Anakara com a mãe recém-separada. Apesar da insistência dos vizinhos e parentes, a avó não obrigou a mãe a casar-se novamente, tomando para si a responsabilidade de criar a neta Elif enquanto a filha terminava os estudos. Os anos 1980 foram um período turbulento na Turquia e Elif via da janela as convulsões sociais enquanto escutava as histórias de sua avó. Foi um refúgio de carinho e misticismo que a marcou para sempre. Sua avó dizia que palavras têm poder.
Em 2023, leia mais mulheres!
Clique aqui e assine a Amora.
Sua grande paixão é a cidade de Istambul, onde viveu por muitos anos. Hoje vive em Londres, em um auto-exílio devido à situação política na Turquia. Mesmo sendo uma das autoras mais reconhecidas e lidas no país, o governo autocrático e conservador censura seus livros e chegou a julgar seus personagens por ataque à honra turca por haverem mencionado o genocídio dos armênios de 1915, um tema tabú por lá.
Recebe em casa, todos os meses, livros incríveis como esse!
Clique aqui e assine a Amora.
A Bastarda de Istambul é o livro que levou Elif ao reconhecimento internacional. Apesar de apenas três de seus livros terem sido traduzidos no Brasil, livrarias no mundo todo carregam inúmeros títulos dela, vários best-sellers. Em 10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho, livro que foi indicado para o prestigiado Booker Prize em 2019, Elif escreve sobre a amizade de Leila Tequila com outros habitantes das ruas de Istambul, com flashbacks à infância no interior, à vinda para a cidade grande, às complicações em que se mete até parar neste lugar onde passa os 10 minutos e 38 segundos que duram o livro.