Março das Amoras: Cursos, oficinas, encontros e sessões de autógrafos com grandes escritoras brasileiras celebram a semana da Mulher em Curitiba
Na Semana da Mulher, a Amora - clube de assinatura de livros escritos por mulheres - traz para Curitiba o Março das Amoras, um evento que lança luz à essência da data: amplificar a voz das mulheres na sociedade. Entre os dias 09 e 13 de março, uma série de eventos, entre palestras, oficinas e sessões de autógrafos, com grandes escritoras de Curitiba e de outras cidades do Brasil, vai agitar o cenário cultural da cidade. "Acreditamos que ler as histórias escritas por mulheres do nosso tempo é uma forma de entendermos que há outras formas de existir no mundo e isso é fundamental para promover a igualdade de gêneros. A literatura é um instrumento de comunicação e de interação social, uma forma de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma época, por isso é tão importante como elemento para uma sociedade mais igualitária", explica Fernanda Ávila, uma das sócias da Amora.
Programação com grandes escritoras em CUritiba
Dia 9/03 (sábado), das 14h às 17h - Oficina de Escrita com Socorro Acioli
"A palavra-semente: como contar uma história"
Local: POP UP Amora no Espaço Madá
Rua Saldanha Marinho, 1230 - Centro.
Valor: R$ 400 - Inscrições no site Cursos Socorro Acioli presencial
Vagas limitadas - assinantes tem 10% de desconto
Indicado para: qualquer pessoa com interesse em escrita. Não é preciso ter experiência com literatura.
Nascida em Fortaleza, Socorro Acioli é jornalista e doutora em estudos de literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2013, foi vencedora do Prêmio Jabuti de literatura infantil com a obra Ela tem olhos de céu. Tem mais de 20 livros publicados e coordena a especialização em Escrita e Criação da Universidade de Fortaleza (Unifor). Socorro é uma das mais importantes escritoras brasileiras da atualidade. Dois dos seus livros estiveram entre os três mais vendidos da Flip (Festival Literário de Paraty) em 2023. O recém-lançado Oração para desaparecer ficou em 1º lugar na lista e o A cabeça do santo, em 3º.
Dia 9/03 (sábado), às 18h - Lançamento do livro Oração para desaparecer e sessão de autógrafos com Socorro Acioli.
Local: POP UP Amora no Espaço Madá
Rua Saldanha Marinho, 1230 - Centro.
Evento gratuito - assinantes tem prioridade
Após a oficina a escritora vai receber o público numa sessão de autógrafos dos livros Oração para desaparecer e A Cabeça do santo e dos infantis, sendo um deles último inspiração para o desfile da escola de samba carioca Mocidade Independente de Padre Miguel deste ano.
Dia 9/03 - Amora POP UP
Durante toda a tarde, a loja Pop Up da Amora estará aberta no espaço Madá para a venda de livros escritos por autoras mulheres, camisetas, sacolas ecológicas, bookbags e outros produtos.
Rua Saldanha Marinho, 1230 - Centro.
Dia 12/03, às 18h30 Literatura e Psicanálise, com Ana Suy e Liana Ferraz
Local: Biblioteca Pública do Paraná
Evento gratuito. Lugares limitados.
Uma conversa sobre a intersecção da literatura com a psicanálise com Ana Suy, escritora e psicanalista, fenômeno de vendas no Brasil com a escritora e atriz Liana Ferraz.
Ana Suy é psicanalista, professora, doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e autora de diversos livros, entre eles Não pise no meu vazio e Você mira no amor e acerta na solidão, que já vendeu mais de 100 mil exemplares. Referência no Brasil, Ana Suy é presença constante em podcasts que tratam de comportamento, esteve recentemente no programa Saia Justa (GNT) e tem mais de 360 mil seguidores no seu perfil do Instagram.
Dia 12/03, às 17h30 - Sessão de autógrafos com Ana Suy e Liana Ferraz
Local: Biblioteca Pública do Paraná
Evento gratuito - assinantes tem prioridade. Avisaremos como serão distribuidas as senhas por aqui.
Dia 13/04, das 9h às 11h - Oficina Escrita Matinal + Café da Manhã com a escritora Liana Ferraz
Local: POP UP Amora no Espaço Madá
Rua Saldanha Marinho, 1230 - Centro.
Valor: R$ 275 - Inscrições no site CAFE DA MANHA LIANA FERRAZ PRESENCIAL
Vagas limitadas - assinantes tem 10% de desconto.
Indicado para: qualquer pessoa com interesse em escrita, alunos e profissionais de letras, comunicação, psicologia e artes cênicas. Não é preciso ter experiência com literatura.
Nessa oficina, Liana Ferraz apresenta dispositivos criativos e insights para estimular a escrita. A Escrita Matinal (inspirada nas Morning Pages) é uma forma de desenvolver o hábito de escrever pela manhã tudo aquilo que vem à cabeça como fluxo de pensamento, sem filtros, numa espécie de diário que ajuda a destravar o processo literário e a organizar os pensamentos para começar o dia. Também haverá tempo para a leitura em voz alta (apenas para quem se sentir à vontade) dos textos produzidos e um café da manhã com a escritora.
Liana Ferraz é atriz, escritora e doutora em Artes da Cena pela UNICAMP com pós-doutoramento pela ECA/USP e membro do corpo docente permanente da Escola Superior de Artes Célia Helena, onde atua como professora de expressão vocal e orientadora do Mestrado Profissional em Artes da Cena. Tem quatro livros publicados: Elas estão quietinhas, Analógica, Sede de me beber inteira e o recém-lançado Um prefácio para Olivia Guerra. Também coordena o Grupo Escrita Matinal.
Sobre a Amora Livros
Ao longo da história, as escritoras foram menos publicadas, divulgadas e premiadas. Quer uma prova? Separe as obras escritas por homens das escritas por mulheres na sua estante de livros. Percebeu a desproporção? O mesmo acontece nas livrarias, bibliotecas, nas listas de listas de livros a serem lidos para os principais vestibulares do país. E isso não tem nada a ver com a qualidade da escrita. É um reflexo do que acontece em vários outros aspectos da sociedade. Há milhares de boas histórias já criadas por mulheres e outras tantas a serem escritas. Histórias para serem lidas por quem deseja viver em um mundo mais equilibrado, com espaço para narrativas diversas e inclusivas. É essa a missão da Amora Livros, um clube de assinatura que faz uma curadoria especial de literatura contemporânea produzida por mulheres, no Brasil e no mundo.