A Amora nasceu com uma intenção: incentivar e divulgar a literatura feita por mulheres. Ao criar o clube, conversar com autoras e pesquisar os títulos para fazer parte da curadoria, descobrimos que podíamos ir mais longe. E foi assim que surgiu o Pé de Amora, um projeto que tem como objetivo selecionar contos inéditos de escritoras pouco conhecidas, que estejam iniciando sua trajetória na ficção, para publicar minilivros que serão entregues aos assinantes, junto com a caixinha, todos os meses. Com isso, descobrimos grandes talentos, nos deparamos com textos surpreendentes e criamos oportunidades para que essas autoras sejam lidas por mais pessoas e alcancem leitoras e leitores de diferentes cantos do Brasil. Foi a forma que encontramos de nos aprofundarmos ainda mais na missão de dar visibilidade às histórias contadas por mulheres diversas.
Autoras do Pé de Amora:
Coração (In)divisível, primeiro conto publicado pelo projeto, foi escrito pela Daniélle Carazzai. jornalista, artista visual e escritora. Ela já foi contemplada com o conto O Menino Chuva no I Edital Sesc Paraná de Contos Infantojuvenis e, em 2021, foi co-autora em duas publicações: Vida, histórias da Pandemia; e A história das estórias, ambos projetos da Montenegro Produções. Depois de ter seu conto selecionado pela Amora (em março/22), lançou seu primeiro livro pela Esc. Escola de Escrita (agosto/22).
Boleia foi o segundo conto selecionado para o Pé de Amora. A autora, Clarisse Escorel, é formada em Direito pela UERJ e Mestre em Direito Internacional pela USP. Atua na área de Propriedade Intelectual e Direitos Autorais e vem se dedicando à literatura. Cursa atualmente a Oficina de Escrita Criativa do Professor da PUC- RS e escritor Luiz Antonio de Assis Brasil e a Oficina de crônicas e contos do escritor Fabrício Corsaletti.
Em junho, foi a vez do conto Amor de antigos, da Laís Romero. Nascida em 1986, em Teresina, Laís é mestra em Literatura pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e
especialista em Escrita e Criação pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Escreve periodicamente para O Estado do Piauí e está em fase de produção do seu primeiro romance.
Luana de Salles Penteado, professora de Língua Portuguesa, violoncelista, montanhista, trilheira e andarilha escreveu o conto Monstros também sonham com a vida eterna, enviado no mês de julho junto com o livro Eliete: a vida normal, da Dulce Maria Cardoso. Uma narrativa que faz referência ao conto Metamorfose, de Kafka, e envolve temas sensíveis como nascimento, morte e violação.
O projeto Pé de Amora conta com a parceria de estudantes, professoras e professores do Curso de Letras Português-Inglês da PUCPR, que fazem leitura crítica, revisão e desenvolvem pareceres dos textos selecionados.
Se você é escritora e ficou com vontade de participar, mande um e-mail para [email protected] com o assunto Pé de Amora.
Continuamos selecionando contos para as próximas edições da coleção.
Não assinou a Amora ainda? Então clica aqui pra assinar e receber sua primeira caixinha no mês que vem!
Leia também:
- A curadoria da Amora
- 5 motivos para ler mais mulheres
- As mulheres na literartura argentina contemporãnea